quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sportinguista e português, o fado!


Há decisões ou imposições na vida que marcam o feitio de uma pessoa, ser sportinguista é uma delas! Eu sou sportinguista…e por estranho que pareça e por mais motivos que nós leões tenhamos, não mudamos de clube, mesmo que ele acabe! O Sporting arrisca-se no futuro a ser o clube não clube com mais adeptos!
Apesar de ter 38 anos, para entendermos o meu sportinguismo, temos que recuar largas décadas e perceber que um jovem, de nome Augusto, pertencente a uma família numerosa (9 pessoas) da Trofa e todas adeptas do FCP, saiu sportinguista!
Hoje, Augusto, com 66 anos desculpa-se com os “cinco violinos” e a delícia que era ver a equipa jogar, afinada como uma orquestra…e um pormenor de classe, ganhava!
Todas estas histórias me soam estranhas e a custo aceito que falamos da mesma equipa, que cada vez mais se afunda…faz-me lembrar o meu país!
Em tempos o Sporting ganhava e os pobres, apesar dos tempos difíceis, tinham casa, uma horta e uma vaca ou ovelha! Hoje o Sporting deprime, como o país, sem solução e sem gente capaz, e onde os pobres, cada vez em maior número, têm um terraço em cimento, que nada produz, e um carro parado, sem dinheiro para o combustível!
O jovem Augusto é o meu pai e pregou-me uma injeção de sportinguismo à nascença e outra ao meu irmão, apesar de ele aos 6 anos se ter vendido por um corneto e mudado para o FCP, doença que durou até aos 12…mas foi mais vezes campeão nesses 6 anos de adepto do FCP, do que em 30 anos como leão!
Acham-me calmo e sereno, pessoa que ouve, que expõe a sua opinião e aceita a voz discordante. Mas que raio, sou eu e quase todos os sportinguista que conheço, não só fruto de uma educação cuidada, mas por gostarmos tanto de um clube que nada ganha (os torneios pré-temporada não contam)…não nos podemos esticar muito! É como gostar deste país a ser esfrangalhado, há 38 anos, por essa classe nova, a classe política!
Mas o que nós leões queremos é gritar, discutir com razão e dizer “Somos os maiores!”, mas quando penso que é o mesmo que dizer aos finlandeses “Somos o melhor povo do mundo, com os políticos mais sérios e competentes!”, chego à conclusão que o melhor é ser moderado! E assim somos os sportinguistas, reconhecidos por todos como moderados, imparciais e os melhores adeptos…e somos, mas mal dirigidos!
Muitas vezes, às escondidas vejo “O leão da Estrela”, único sítio onde vejo o Sporting a ganhar ao FCP e me dá motivação para dar ao meu sobrinho, de 2 anos e meio, mais um cachecol ou outro leão e juntos repetimos “Sporting!”…mas depois pergunto-me “Será que estou a ser um bom tio?!”, quase como a perguntar se será responsável ter filhos neste país!
A conclusão a que chego é sempre a mesma, um dia quero gritar e discutir que o Sporting é o maior! Quero um dia dizer que Portugal é o melhor país para se viver!
Conclusão, acho que vou ver o Sporting a ganhar um campeonato primeiro!

6 comentários:

  1. Parabéns pela escrita.
    Está muito bom. Continua.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. O que é ser sportinguista?
    Os sportinguistas são pessoas moderadas e que sofrem em silêncio. Aceitam como fado, a situação de serem um dos três grandes, mas serem sempre o pior dos três. E por alguma razão que já ninguém entende, ainda acreditam tratarem-se de uma casta diferente de toque quase aristocrático. Uma espécie de sociedade que sem ser secreta, dá aos seus membros uma sensação de exclusividade de grupo muito semelhante à dos membros das sociedades maçónicas.
    São orgulhosamente sofredores e reconhecem-se dentro do grupo com possuindo algo tão abstrato como um “coração de leão”. Quem for portador dessa bizarra parte anatómica, que normalmente acontece por herança, como em qualquer família de sangue azul, passa a encarar o mundo com uma sobranceria disfarçada de humildade. Formam um grupo anónimo, discreto, silencioso mas que se infiltra nos vários domínios de poder.
    Porque é que o país está como está?! Porque é dirigido por sportinguistas que acreditam no fado.

    ResponderEliminar
  3. Não sendo eu pessoa com veia "footballistica" empolada não vou perder o gosto de comentar o teu primeiro "post"
    José, diz-se que o verde é a cor da esperança. Se assim for a cor do teu Sporting faz jus ao dito popular. Acima de tudo ser sportinguista é manter a esperança viva( poderia ser mais uma campanha do B.Obama "looking for hope").
    Espero que não se entenda as minhas palavras como uma critica básica ou não construtiva. É uma argumentação com fundamentação. Vejamos: sou simpatizante do FCP, (porque?) "22+1" anos de idade, habituei-me a ver o FCP a ganhar títulos internacionais, só conheço essa realidade,descartando o panorama nacional porque quanto a isso... nenhum comentário deve ser tecido.
    Quanto desenvolvimento da tua escrita: Gosto de analisar o meu redor sempre por um prisma social,politico ou económico. O que me salta a vista no Sporting? Num panorama não tão recente, ligamos o SCP ao movimento elitista. Talvez seja influência da minha formação movimentar as peças do "cubo rubik" para os campos que mencionei mas acho que a discussão e o sentido da tua argumentação vão ao encontro do social, económico e politico chegando ao conceito de estado e nação( bem distintos ). Por sentido de nação podes AFIRMAR e gritar,como te apetece, que vives no melhor pais do mundo, no que toca ao sentido de estado....mau...ausência de cidadania.
    Ao teu estilo, concluo refutando a tua conclusão, grita por Portugal porque pelo Sporting...só mudando de cor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Paulinho, roupeiro do Sporting, devia tingir os equipamentos do Sporting! 
      Porque a nossa classe política já tingiu a nossa história e fronteiras, ficando uma vã memória de Nação!
      O mau serviço que o Estado presta à Nação, pode provocar uma das coisas mais estranhas a este pais: Portugal transformado numa colónia angolana, integrada numa federação europeia! Contrária à história e matrix europeia de “nações”!
      A isto temos que somar o nosso patriotismo de ocasião, quando joga a selecção, em que Portugal só existe durante duas horas…triste!
      E temos que somar a nossa falta de cidadania! O 15 de Setembro, manifestação massiva, aconteceu, porque vieram directamente ao nosso bolso tirar os últimos troquitos.
      Esta manifestação veio com décadas de atraso, andamos a ser roubados à longos anos, mas como também nos davam algum…deixa andar!...triste!
      Mas uma coisa tenho a certeza, o Paulinho, que é deficiente, é incapaz de tingir as cores do equipamento…ou de içar a bandeira ao contrário!
      Entre optimista ou realista, prefiro ser realista…por isso acho que o Sporting vai ser primeiro campeão!

      Eliminar
    2. e no pai natal... ainda acreditas???

      Eliminar
  4. Olá Labareda,

    Acho que vou começar a acreditar mais depressa no Pai Natal do que na viabilização deste pais!

    ResponderEliminar